Só 3 passos para consultar suspensão de CNH no Detran-PR sem sair de casa

Atualizado: 22 de Jun de 2020

O motorista deve acompanhar a situação dos processos administrativos para não correr o risco de perder prazos importantes e ficar sem a carteira de habilitação. O Detran-PR possibilita a consulta da situação do condutor pela internet


Esquecer que há um processo de suspensão da CNH no Detran é muito fácil e também uma experiência muito ruim. Isso cria vários problemas ao condutor de veículos: ele pode ter que abdicar do volante por um bom tempo e pode até ficar sem trabalhar. No Paraná, o Detran facilita o acesso às informações de motoristas e veículos pela internet (também existe um aplicativo para celular) para quem deseja acompanhar o processo administrativo de suspensão ou cassação e não perder nenhum prazo importante.


Pelo site o condutor pode verificar a pontuação da carteira nos últimos doze ou cinco anos, as advertências emitidas em seu nome, recursos administrativos que estejam em tramitação e outros detalhes.


Consultando a situação pela internet


Qualquer cidadão que possua CNH cadastrada no Detran-PR pode consultar a situação da carteira quanto à pontuação, suspensão e cassação, bem como o próprio andamento de algum recurso administrativo que tenha dado início anteriormente. Vejamos como ter acesso aos processos de suspensão em três pequenos passos:


Passo 1


Entre na página do Detran-PR com o endereço http://www.detran.pr.gov.br e clique na aba MOTORISTA, como está indicado na figura abaixo:


Na tela seguinte, clique em CARTEIRA DE MOTORISTA, logo abaixo da aba MOTORISTA. Aparecerão quinze opções de links, entre elas CONSULTAR RECURSO DE PONTUAÇÃO OU SUSPENSÃO DE CARTEIRA DE MOTORISTA. Não use essa opção! Ela vai mostrar apenas a situação dos recursos impetrados, ou seja, os pareceres da autoridade de trânsito. Em vez disso, utilize o link CONSULTAR PONTUAÇÃO DA CARTEIRA DE MOTORISTA, como está indicado em vermelho logo abaixo. Dessa forma o usuário terá mais informação disponível com menos etapas.


Passo 2


Na sequência vai aparecer uma tela que traz algumas informações sobre a consulta. Mas ela não tem muita importância. Passe logo adiante, usando o botão CONSULTAR.


Passo 3


Na tela seguinte, o usuário precisa inserir o número de registro da carteira de motorista, o CPF e a data de validade da CNH. Depois de preencher o campo com o código de verificação (captcha), à direita dos campos do formulário, basta clicar em CONSULTAR, como mostra a figura abaixo:


Em seguida aparece uma página com várias abas cinzas, lado a lado. Entre elas estão as que revelam a pontuação no último ano e nos últimos cinco anos. Também aparecem as abas na SUSPENSÃO DE CNH e RECURSOS, entre outras. A aba SUSPENSÃO CNH irá mostrar os processos e até as infrações que os originaram. No exemplo abaixo há um processo na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) e outro no Conselho Estadual de Trânsito do Paraná (CETRAN). Ao expandir as abas amarelas (com o sinal “+”) será possível visualizar diversas informações, datas e até links com as respostas dos recursos impetrados.


São diversas as opções disponíveis em cada aba. Para visualizar os pareceres da autoridade de trânsito sobre os recursos impetrados pelo motorista é só usar a aba RECURSOS (marcada em vermelho na figura abaixo) ou aproveitar os links em azul com números compridos nas notificações ou imposições de penalidade da figura acima. Na figura abaixo vemos que ainda há um processo “em análise” e o botão azul VISUALIZAR PARECER. Clique nesse botão para ver a resposta ao recurso.


Os pareceres, conforme mostramos na figura abaixo, também podem ser impressos. Basta rolar a página até o fim e utilizar o botão para este fim.


Direto às respostas


Se o usuário quiser ir direto para a consulta consulta de pareceres de recursos de suspensão em andamento, a tela de login será um pouco diferente (figura abaixo). Nessa opção, o usuário que já tem um número de protocolo, pode escolher esse campo em vez daquele com número da CNH. Existe uma opção para CNH com e sem foto. É só preencher da maneira que preferir e clicar em PESQUISAR.


Os campos de login vão permanecer na tela (figura seguinte). Abaixo vai aparecer uma lista de processos. Clique no ícone da lupa, no início de cada linha, para visualizar o parecer.


Por esse caminho os pareceres se apresentam um pouco diferentes no visual (figura abaixo), mas o conteúdo é o mesmo.


Se depois dessas explicações você ainda tem dúvidas, entre em contato com a Magel Recorre. A Magel é uma empresa séria de consultoria na área de recursos contra suspensão e cassação de de carteira de motorista. O custo benefício é ótimo e você tem mais chances de continuar dirigindo tranquilamente, deixando profissionais cuidarem do assunto.



REFERÊNCIAS


http://www.detran.pr.gov.br/

http://www.celepar.pr.gov.br/

https://www.aen.pr.gov.br/


407 visualizações0 comentário