Só 3 passos para consultar suspensão de CNH no Detran-PR sem sair de casa

Atualizado: 22 de jun. de 2020

O motorista deve acompanhar a situação dos processos administrativos para não correr o risco de perder prazos importantes e ficar sem a carteira de habilitação. O Detran-PR possibilita a consulta da situação do condutor pela internet


Esquecer que há um processo de suspensão da CNH no Detran é muito fácil e também uma experiência muito ruim. Isso cria vários problemas ao condutor de veículos: ele pode ter que abdicar do volante por um bom tempo e pode até ficar sem trabalhar. No Paraná, o Detran facilita o acesso às informações de motoristas e veículos pela internet (também existe um aplicativo para celular) para quem deseja acompanhar o processo administrativo de suspensão ou cassação e não perder nenhum prazo importante.


Pelo site o condutor pode verificar a pontuação da carteira nos últimos doze ou cinco anos, as advertências emitidas em seu nome, recursos administrativos que estejam em tramitação e outros detalhes.


Consultando a situação pela internet


Qualquer cidadão que possua CNH cadastrada no Detran-PR pode consultar a situação da carteira quanto à pontuação, suspensão e cassação, bem como o próprio andamento de algum recurso administrativo que tenha dado início anteriormente. Vejamos como ter acesso aos processos de suspensão em três pequenos passos:


Passo 1


Entre na página do Detran-PR com o endereço http://www.detran.pr.gov.br e clique na aba MOTORISTA, como está indicado na figura abaixo:


Na tela seguinte, clique em CARTEIRA DE MOTORISTA, logo abaixo da aba MOTORISTA. Aparecerão quinze opções de links, entre elas CONSULTAR RECURSO DE PONTUAÇÃO OU SUSPENSÃO DE CARTEIRA DE MOTORISTA. Não use essa opção! Ela vai mostrar apenas a situação dos recursos impetrados, ou seja, os pareceres da autoridade de trânsito. Em vez disso, utilize o link CONSULTAR PONTUAÇÃO DA CARTEIRA DE MOTORISTA, como está indicado em vermelho logo abaixo. Dessa forma o usuário terá mais informação disponível com menos etapas.