Como consultar Suspensão da CNH no DETRAN-PR. Em 7 passos simples com o celular.

Atualizado: 22 de Jun de 2020

É fácil conferir a situação de processos de suspensão da CNH no Detran do Paraná. pelo smartphone. Contratar alguém para ajudar com isso é mais fácil ainda.


Acompanhar de perto a situação dos processos administrativos contra a habilitação é muito recomendado. Com os aplicativos para smartphones que os governos estão adotando, não há desculpa para perder prazos.


Esquecer que há um processo de suspensão da CNH no Detran é muito fácil e também uma experiência muito ruim. Isso cria vários problemas ao condutor de veículos: ele pode ter que abdicar do volante por um bom tempo e pode até ficar sem trabalhar.


No Paraná, o Detran facilitou o acesso às informações de motoristas e veículos criando um aplicativo para smartphone. O Detran InteliGENTE pode ser baixado no celular e traz vantagens para quem deseja acompanhar o processo administrativo de suspensão e não perder nenhum prazo importante.


O Detran InteliGENTE também tem o portal em desktop, mas é um pouco burocrático. Pelo celular qualquer pessoa pode fazer consultas sobre o andamento de processos administrativos. Também é possível atualizar endereços, emitir segunda via da CNH e fazer outras operações burocráticas sem precisar se deslocar até o prédio do órgão de trânsito.


Mas o aplicativo também ajuda no atendimento presencial, quando cidadão vai até o balcão do Detran-PR para ser atendido. Ao chegar ao local, com atendimento agendado, ele pode confirmar sua chegada usando o celular, assim agiliza o processo. Basta procurar o cartaz do DetranCode e utilizar o aplicativo para escanear o CÓDIGO QR impresso. Isso irá evitar filas e economizar tempo.


Usando o aplicativo para consultar


Qualquer cidadão pode se cadastrar no aplicativo, em poucas etapas, e consultar os processos de suspensão ou cassação de CNH. São apenas 8 passos:


Passo 1


Baixe o aplicativo no seu smartphone. Utilize a Play Store (Android) ou App Store (iOS). Para procurar o aplicativo, digite “Detran InteliGENTE” no campo de busca.


Passo 2



Um ícone do aplicativo Detran InteliGENTE, com a logomarca do Detran - PR, vai aparecer na tela do smartphone. Note a figura abaixo:


Passo 3


Ao iniciar, o aplicativo do Detran-PR mostra essa tela de carregamento, que dura pouco mais que um segundo.



Passo 4


Já na primeira tela do aplicativo, toque em CONDUTOR para ter acesso às informações sobre processos administrativos de suspensão da CNH.



Passo 5


Não está muito claro na apresentação do aplicativo, mas para verificar processos administrativos de suspensão ou cassação da CNH é necessário escolher a opção PONTUAÇÃO DA CNH.



Passo 6


Da primeira vez que o aplicativo é aberto, depois de instalado, ele pedirá o número da CNH, o CPF e também data em que o documento expira, como mostra a figura abaixo. É possível marcar a opção SALVAR ESTES DADOS PARA OUTRAS CONSULTAS. Se for marcado, o registro ficará em uma lista dentro do aplicativo, para novas consultas sem precisar inserir os dados novamente. Novos registros também podem ser adicionados à lista posteriormente. Para seguir com a consulta é só tocar a tecla CONSULTAR.



Passo 7


Uma tela com o número da habilitação, categoria, data de vencimento e situação da CNH mostra também o número de pontos acumulados por infrações, à direita. Para consultar o processo de suspensão ou cassação, ou mesmo verificar se existe algum processo aberto, basta tocar em PROCESSOS.



Passo 8


Na sequência o usuário encontra todos os processos, mostrando a situação de cada um. No exemplo abaixo existe apenas um processo de suspensão que já foi cumprida. A inscrição “1/1” no canto direito superior da tela mostra que este é um processo do total de apenas um registrado. Quando há mais processos, é possível deslizar a página e consultá-los.


Além de consultar os processos administrativos, o usuário pode conferir também os pontos da carteira de habilitação, ver como anda a emissão da CNH, conferir o extrato de débitos do veículo (IPVA, licenciamento, seguro DPVAT e infrações) e o extrato das multas pagas. Também é possível solicitar emissão da segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), gerar boletos para o pagamento de multas pendentes, IPVA, licenciamento, fazer a recuperação de números de processos e agendar atendimento presencial nas unidades do Detran-PR.


Recebeu uma notificação de suspensão?


Há sempre uma possibilidade de reverter o processo de suspensão. Trata-se dos recursos administrativos ao qual o cidadão tem direito. Se você não sabe o que fazer, faça uma consulta gratuita com a Magel Recorre para verificar as condições do seu processo com mais cuidado.


REFERÊNCIAS


http://www.detran.pr.gov.br/

http://www.celepar.pr.gov.br/

https://www.proteste.org.br/

https://www.aen.pr.gov.br/


50 visualizações0 comentário