5 dicas para enfrentar a Suspensão da CNH

A suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não precisa ser uma dor tão grande ou nem precisa acontecer. Para isso o melhor é conhecer o Código de Trânsito Brasileiro, que oferece até curso de reciclagem antes mesmo do início da penalidade


A suspensão da Carteira Nacional de Habilitação é um tremendo incômodo, sobretudo para quem depende da sua regularização para trabalhar e sobreviver. Mas há várias coisas que se pode fazer para minimizar esse transtorno. Uma delas é conhecer bem o Código de Trânsito Brasileiro e extrair dali tudo o que pode ser útil. A Magel Recorre selecionou cinco pontos pouco conhecidos envolvendo suspensão de carteira que podem fazer a diferença.


  1. Usar sempre o capacete quando em motocicleta

  2. Observar o Artigo 176 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

  3. Nunca apagar os faróis quando em motocicleta

  4. Conhecer as infrações que punem com suspensão da carteira

  5. Fazer um curso de reciclagem preventivo à distância


Para entender melhor, confira, logo abaixo, os detalhes sobre cada um desses itens:


1. Sem capacete ao estacionar


O condutor anônimo que não quis se identificar por razões pessoais, mas que permitiu citar iniciais, F.R., é um paranaense, profundo respeitador das leis de trânsito, mas que já teve a carteira suspensa. F.R. nunca havia imaginado receber tal punição até que, um dia, foi com a esposa passear de motocicleta e resolveu estacionar para um lanche em frente a uma padaria.


F.R. estacionou a moto do outro lado da rua. A esposa desceu da garupa. Ele, continuando na motocicleta, retirou o capacete. No mesmo instante, abriu uma vaga de estacionamento na frente da padaria. Já com o capacete na mão, F.R. decidiu entregá-lo à esposa, para dar partida na motocicleta e atravessar a rua com ela até a vaga. Não precisasse transpor a curvatura natural da rua, nem ligaria o motor para impulsionar os 300 quilos do veículo. Mas, qual foi a surpresa?


Manobrar uma motocicleta sem capacete e sem mesmo encaixar os pés nos estribos é a mesma coisa que pilotar? Questões como essa são polêmicas e podem render uma suspensão inesperada


A surpresa veio alguns dias depois pelo correio, dando conta de que a carteira seria suspen